como criar um medidor de Status igual ao de RE 3.

Ir em baixo

como criar um medidor de Status igual ao de RE 3.

Mensagem  Tio-dos-jogos em Qui 28 Jun - 10:17:54

Tutorial – como criar um medidor de Status igual ao de RE 3.
Descrição – saudável>>médio>>contaminado...

Esse é mais um de meus ‘’poucos’’ tutoriais aqui no Império001 , como estou sem internet eu escrevo um tutorial mostrando sistemas e como desenvolver no Microsoft Word 2011 do meu Windows Vista , lógico , que depois eu copio e colo aqui no fórum  , esse tutorial ensinará como criar um medidor de vida usando textos , tipo aquele texto que fica no inventário dos jogos da série Resident-evil(do primeiro ao terceiro titulo da série)que mede usando textos, por exemplo você está cheio de vida,logo se atrapalha com um zumbi, esse te morde e você fica no Caution(sendo que antes estava no Normal),a principio é bem simples, e só poderá ser usado em jogos do tipo survival.H, pois o número de vida do ator deve ser aumentado até 99% eu vou explicar logo mais, boa sorte na execução.

1 – como eu disse, este sistema necessita que você mude o numero máximo da vida do ator principal, o número terá que ter possibilidade de se dividi por 2(exemplo – 100\2=50\2=25=15 etc)para que o medidor dê certo, escolha um número e vá na seção de Party(grupo)nos ator principal mude a ‘’progressão de estatística: HP’’ para um número, eu escolhi 99(já que o medidor aqui não chega a 100).

2-na HUD principal crie um Texto comum, para facilitar nomeie o de ‘’Status’’, altere o que quiser desde a cor até a fonte e forma inicial (aquele negocia de aparecer instantâneo e máquina de escrever e talz...) no texto inicial ponha o que quiser (eu pus Status e escolhi cores verdes).

3-Agora vêm a parte mágica, crie um Timer na HUD (o processo pode ser feito também no ator principal, crie um trigger chamado Loaded e faça o procedimento seguinte)nomeie de ‘’Status_Timer’’ ou como quiser, digite o seguinte nos campos de tempo:‘’espera inicial’’=0 ,’’intervalo de cada siclo’’=0,1(não altere o intervalo de cada siclo se não vai ficar dando um Bug estranho!!!)agora vá em ‘’cada ciclo’’ no menuzinho de triggers ponha isso...
Ponha uma:
Condição de múltiplas comparações (multi comparasion branch eu acho...)
Expressão: Actor("main").HP
(ponha o número máximo que você colocou no ator principal de HP , no meu caso foi 99)
1º Quadradinho – 99
2º Quadradinho – 75
3º Quadradinho – 50
4º Quadradinho – 25
5º Quadradinho – 15
6º Quadradinho – 5

Pronto! Esta comparação irá verificar rapidamente o numero atual do HP do ator principal , agora, perceba que cada um desses numero forma um par(99 com 75 , 50 com 25, e 15 com 5)por tanto ponha o scripts que vou citar em cada par , caso esteja fazendo igual a mim , como HP do char principal em 99 irá ficar 3 nodes (com o script que ainda vou citar)em cada par.

Script que mudará o texto criado na HUD (Status) dependendo do numero de HP no char principal:
Alterar texto valor – Saudável (você pode mudar para o que desejar).
Seguido de
Alterar cor 1 – Verde-claro (você pode mudar para o que desejar).
Alterar cor 2 – Verde-escuro (você pode mudar para o que desejar).
Lembre-se de ligar o node inicial a condição múltipla de comparação em pares! Não ponha nada no ‘’not equal to the rest’’

Faça o seguinte com os espaços restantes , no meu caso ficou o seguinte.
Alterar Texto Condição de comparação
99 ao 75 = Saudável (cor verde) > 99 e 75
50 ao 25 = Cuidado (cor amarelo) > 50 e 25
15 ao 5 = Contaminado (cor vermelha) > 15 e 5

A principio o tutorial é bem simples para gente já experiente, mas quem está começando agora achará isso muito útil, ainda mais se ele quiser dominar interfaces. Dúvidas ? pode perguntar pelo post ou por MP , até+

TUTORIAL BY LUCAS(TIO-DOS-JOGOS)

Tio-dos-jogos
Lenhador
Lenhador

Masculino
Experiência : 2583
Frase : Mês de Super Metroid!

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: