O Guia do Iniciante

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O Guia do Iniciante

Mensagem  Gaba em Ter 18 Maio - 19:41:08

Vou atualizar o tópico sempre que possível.Porque isso será grnade.Mas vou explicar muitas coisas do engine:

Sumário

Guia do iniciante:

1.....................................................Principais eventos da sessão characters.
2.....................................................Triggers.
3.....................................................Efeitos de câmera.
4.....................................................Variables.
5.....................................................Comparison Branch.
6.....................................................Fazendo chars(No programa).
7.....................................................Eventos de Dynamic Objects.
8.....................................................Eventos Retail.
9.....................................................Eventos Structure.
10...................................................Eventos de input set
11...................................................Eventos de fields
12...................................................Tutorial Complementar em vídeo por noeneto

Guia dos iniciantes:


1.Principais eventos da sessão characters:

Eu vou explicar os principais evetos da sessão characters:

Add/Remove Item:

Adiciona ou remove item X.

Change body/clothing:

Muda o corpo ou roupa.

Change body/clothing color:

Muda a cor do corpo ou da roupa.

Change existence:

Define se o personagem existira ou não existira.

Change facing angle direction:

Selecione a drireção do presonagem(Direçoes mais complexas,ou seja,todas).

Change facing cardinal direction:

Selecione a direção cardial do personagem(Norte,Sul<leste e Oeste).Nesse caso:Para cima,baixo,direita,esquerda.

Change glow:

Muda o tom de cores do char.Quanto mais escuro mais visivel.

Change Health:

Subtrai,Divide,aumenta,multiplica etc...O HP de um personagem.

Agora dois eventos que podem confundir:

Change invincibility:

Da invencibiladade ao personagem.

Change invisibility:

Deixa o personagem invisivel.

Change maximum health:

Muda o HP máximo(O limite tipo: 100/200 hop:200 é o limite) do personagem.

Change speed:

Muda a velocidade do personagem.

Change statistic:

Muda alguma estatistica do personagem.

Change team:

Seleciona o time.

Change Vertical Velocity:

Isso é como a Z.OU seja,isso é o pulo.Se você deixar em valuros altos o char pula alto.

Enable/Disable Al:

Ativa e desativa a inteligencia artificial.

Enable/Disable character:

habilita/Desabilita um personagem para se mover ou usar armas.

Equipment Branch:

Compra se o personagem está co item X em área X.

Position Character:

Um evento bem importante,usado para conectar mapas.
Ele coloca o jogador em posição X.

Walk to location:

Faz o jogador andar a um lugar.

Bom é isso.Esses são os principais.Depois posto o resto :D
Espero ter ajudado! :D

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2.Triggers:


Vou fazer um tuto ensinando a se usar triggers de algumas coisas.

1ºLição:

O que é trigger?

Trigger significa gatilho.Ele define que tal evelto vai aconetecer se o jogador fizer tal coisa.

2ºLição:

Triggers de zones

Action key pressed beside zone:esse trigger será acionado se o jogador apertar o botão de ação na borda da zone.

Action key pressed being above zone:será ativado se o jogador estiver dentro da zone

Touched by playable character:o trigger será ativado se o jogador tocar a zone.

Touched by non-playable character:sera ativado se um jogador não controlável(Aliados ou Inimigos,mas os que não podem ser controlados) tocar a zone.

Playable character left:será acionada quando um jogador sair da zone.

Non-able character left: será acionada quando um jogador não controlável sai da zone.

Touched by vehicle with player inside:será acionada se um jogador tocar a zone,mas ele deve estar controlando um carro.

Touched by vehicle with computer inside:será acionada se um jogador não controlavel tocar a zone,mas deve estra dirigindo um carro.

Vehicle with player inside left:será acionada se um jogador,controlando um veiculo sair.

Vehicle with computer left:será acionada se um jogador não controlável sair.

hit by weapon used by player:será acinada se o jogador atingir a zone com uma arma.

Hit bt weapon used by computer:será acionada se um jogador nao controlável atingir a zone com um arma.

3ºLição:

Triggers de itens

Será acionado...

Equipedd:quando o item for equipado.

Sourcered/Used:Quando o item for usado.

Targect preojectile impact(Character):quando o projetil(ou a arma)atingir um personagem

Targect preojectile impact(Vehicle):quando a armas atingir um veiculo

Unequipedd:quando o item for desequipado

Bom por enquanto é isso.Vou atualizar.Qualquer erro me avisem.
Espero ter ajudado :D

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3.Efeitos de Câmera:


Nesse tutorial vou explicar o que os principais eventos de camera fazem:

Fade out:

Aqui você selecione a cor e o tempo que vai demorar para que a telha inteira se ja preenchida come essa cor.por exemplo:
Transition:Notmal
Color:preto
Time:1

Nesse caso a camera vai deixar a tela completamente escura.Mas como?
Ela começar com um preto pranticamente sem opacidade ate que ele fique totalmente escuro.Em um efeito de transição.Tudo isso em 1 segundo.Se você tivese selecionado instant isso aconteceria istantaneamente.

Fade in

Ele simplesmente reverte o efeito da fade out e faz a tela voltar ao normal em tempo X.

Flash screen:

Deixa a tela piscando.
Color:Amarelo
Strength(Um pametro ao lado da cor):Escolha a intensidade da opacidade.Nesse caso deixe no máximo
Count:2(o tanto de vezes que pisca).
Time:X(Tempo)

Assim a tela vai piscar 2 vezes,na cor amarela com opacidade máxima.Em um tempo X.

Stop Flashing Screen:

Isso para com a tela piscando

Pan camera

Faz a camera ir a tal posição em tempo X.

Return Camera

Volta a camera a sua posição normal

Shake screen:

Isso chacoala a tela.

Stop Shaking screen:

Para de cacoalhar a tela.

Wait for camera:

Deixa o jogador imobilizado até que a camera volte pra ele(Use o evento return camera).

Force focus on character:

Foca a camera em uma personagem X.

Force focus on map:

Foca camera em um mapa X.

Force focus on vehicle:

Foca a camera em uma veiculo

Lock/unlock camera:

Bloqueia(Lock) e Desbloqueia(unlock) a camera.

Bom,é isso!Espero ter ajudado :D
Qualquer erro me avisem :D

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4.Variables:

Elas podem ser usadas de diversas formas.Mas as principais são:

Como contadoras

E para serem usadas em quests por exemplo,para se comparar alguma coisa9Vou explicar melho.

1ºParte:

Contadora

Crie uma variable com o nome Pontos

Agora vá a um mapa e coloque uma árvore,por exemplo.Cubra ela com um zone.No trigger hit by weapon used by player edite o script.

Selecione o evento variable operation,da sessão variables.

Variable:Pontos

Add

1

Pronto!Agora sempre que você bater nessa árvore será adicionado um ponto a variable Pontos.
Vamos comrpovar?

Coloque um field em sua HUD e em text/value coloque:Pontos

Pronto!

Agora o valor mostra 0 no field.Toda vez que você bater na árvore o valor aumenta!Assim:0.Bate=1.bate denovo=2...

Ou seja,elas são contadoras.pode-se subtrair,multiplicar,adicionar etc valor a elas!

2ºParte:

Crie a variable com nome bloqueio.

Crie um mapa e coloque uma casa vermelha e uma azul.

Cubra a vermelha e a azul com uma zone.


Agora no trigger touched by playable character coloque uma variable operation:

Bloqueio
Set
1

Agora na frente da casa azul coloque uma zone e no trigger touched by playable character selecione o evento comparison branch:

Bloqueio
Equal
1

===============

Agora selecione o evento Enable/Disable bloking of zone.Marque block e selecione a zone da casa azul.

Pronto!Agora se você tocar na casa vermelha a azul é bloqueada e se você não tocar a azul não é bloqueada.
Entendeu?As vezes elas são usadas assim.Apenas para fazer comparações.É porque pode-se dar valores infinitos a elas.

espero ter ajudado :D !Qualquer erro me avisem!

=====================================

5.Comparison Branch:

Primeiro:O que é a comparison branch?

É um evento que seleciona um determinado elemento do jogo e ve se ele é igual,maior,menor etc a valor X.

Elas são essenciais em qualquer tipo de jogo.E podem envolover variables e muitas outras coisas.

Vamos entender melhor:

1ºCaso:

Com as variables:

Eu já expliquei isso,mas vou postar essa parte aqui:
Crie a variable com nome bloqueio.

Crie um mapa e coloque uma casa vermelha e uma azul.

Cubra a vermelha e a azul com uma zone.


Agora no trigger touched by playable character coloque uma variable operation:

Bloqueio
Set
1

Agora na frente da casa azul coloque uma zone e no trigger touched by playable character selecione o evento comparison branch:

Bloqueio
Equal
1

===============

Agora selecione o evento Enable/Disable bloking of zone.Marque block e selecione a zone da casa azul.

Pronto!Agora se você tocar na casa vermelha a azul é bloqueada e se você não tocar a azul não é bloqueada.

Ou seja, a comparison branch comparou se a variável bloqueio estava com o valor 1.
Se ela estivesse,a casa seria bloqueada.Se não estivesse a casa ficaria desbloqueada.

2ºCaso:

Coloque um zone e selecione o trigger touched by playabe character.

Coloque uma comparison branch.

Expression:Char("main").CurrentStat("HP")(O elemento para ser comparado será o HP do personagem).
Equal
10

Agora na linha Char("main").CurrentStat("HP") is equal 10 coloque um play music.

Pronto!

Agora se você tocar nessa zone com o HP atual em 10 a música toca.Se for maior ou menor a música não toca.

Este é um exemplo que diz que não são somente as variables que são comparadas mas vários outros elementos como:

-item X em area de equipamento X

-posição do personagem

-estatistica X

-Posição

-Dinheiro

-E várias outras coisas

Bom,é isso.

Espero ter ajudado :D Qualquer erro me avisem!

================================

6.Criando chars(no 001):

Vá a um mapa.Selecione a ferramenta de criar chars.Agora eu vou explicar a janela:

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1:Seleciona a direção do char.

2:Seleciona as roupas

3:Coloca equipamentos

4:Muda estatisticas

5:Edita os scripts:

Básicos

Talked to:Quando você conversar com o char
Killed:Quando o char for morto
Checked corpse:Quando ele estiver moto e a tecla de ação for apertada em seu corpo,checando-o.
Hit by weapon used by player:Quando for atingido por uma armas usada pelo jogador

6:Walking speed:Velocidade que o char anda

Disable colissions:O char não colide com bada

Team:Seleciona o time:Good,bad...

Enable generical artificial inteligence:Inteligencia artificial

Auto-Movement:Auto movimento

7:Recompensas.

7.Eventos de Dynamic Objects:

Change color:Muda a cor do objeto

Change effect:Muda a textura do objeto,o efeito.

Change Glow:Muda a tonalidade do objeto

Change invisibility:Deixa o objeto invisel ou visivel.

Position Object:Determina a posição do objeto

Rotate object:Roda o objeto

8.Eventos de Retail:

Change money:Multiplica,adiciona,subtrai(etc) o dinheiro do personagem.

Show Inn:Mostra o menu Inn.

Show shop:Mostra o menu do shop(É possível editar as mensagens e etc).

=====================================

9.Eventos de structure:

Chance Branch:
Tal evento acontece em uma % de chance.Por exemplo,eu coloco uma chance branch e seleciono o valor a 40%.Depois coloco um add item.O char tera 40% de chance de ganhar o item.

Delay:
Dá um atraso para que evento X aconteça.

Item/magic Usage Brach:
Evento X acontece se o Char usar o item X da maneira Y(No menu,por exemplo).

Once branch:
Tem dois caminhos.Coloque uma zone.Selecione o trigger touched by playabe character.Selecione a once branch.Na primeira linha coloque uma play music X e na segunda play music Y.Na primeira vez será tocada a música X e em todas as outras vezes a música Y.
È usada para que um evento especial acontece somente uma vez.

Random branch:
É como a ONce branch,ams os eventos acontecem aleatoriamente.

Return value:
Mostra o valor da variable X.

Sub script:
Adiciona outro scipt dentro d eum script.

===================================

10.Eventos de input set

Eventos de input sets são os que mechem com os controles do jogo(Os conjuntos,por exemplo:o regular game,menu...):

Enable/Disable Exclusive input set:

Habilita/Desabilita um controle do jogo.por exemplo,eu desabilito o regular game.Esse e o controle que executa funções do char etc.O char não poderia mais andar.Pois os controles estarião desativados.

Switch Exclusive input set:

É parecido com o anterior.AO invés de Habilitar/Desabilitar,ele é como um interruptor de controles.amos supor:Eu estou usando o regular game.Então em uma zone eu coloco esse evento e seleciono o controle Menu(No trigger touched by payable character) .Quando eu tocar a zona,o controle será mudado de regular game para o Menu.

11.Eventos de fields

O que é field?

Um field é qualquer elemento em um interface,uma barra de HP por exemplo,é um field.

Change color 1:

Muda a 1º cor de um field

Change color 2:

Muda a 2º cor de um field

Change effect:

Muda o efeito do field

Change existence:

Determina se o field vai existir ou não

Change field selectability:

Determina se o field pode ou não ser selecionado

Change maximun value:

Determina um novo valor máximo,por exemplo.Em uma barra de HP o valor máximo e o HP máximo do char,ou seja,isso pode ser mudado.

Change Text/Value:
Muda o valor no field.Pegue como exemplo o evento anterior,mas no lugar do HP máximo,seria o Hp atual.

Resize field:

Muda as proporções de tamanho do field.


12.Tutorial Complementar em vídeo por noeneto


Espero ter ajudado!Simpático


Última edição por Greg102 em Sex 27 Abr - 23:53:59, editado 13 vez(es) (Razão : Atualização)
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Re: O Guia do Iniciante

Mensagem  Zarthan em Ter 18 Maio - 21:28:08

eu estava pensando em fazer alguma coisa assim, pra introduzir os iniciantes, mas ai pensava no trabhlo que ia dar..... agora vc tomou a iniciativa e esse trabalho todo... +RPT Simpático
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Re: O Guia do Iniciante

Mensagem  Night'Walker em Qua 19 Maio - 8:29:45

Também tive essa idéia em mente,assim que iniciei o fórum,mais estive ocupado demais em outras coisas e acabei deixando de aldo esse ponto forte!
+1reputação Piscando


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Re:Guia do iniciante e scripts especiais

Mensagem  Gaba em Qui 20 Maio - 22:38:27

A parte mais dificil é saber como organizar o tuto Feliz
Se eu clicasse na parte do sumario que eu quisesse ai ja aparecer na tela a parte que eu desejo seria mais facil.Porém eu conversei com o MM e não é possível! Triste
Tá atualizado!
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Re: O Guia do Iniciante

Mensagem  Night'Walker em Sex 21 Maio - 6:44:18

Bom,mais concerteza está ótimo!
tava lendo e percebi algumas coisas que ainda nem sabia.é o caso da atual versão alguns eventos eu ainda não conheço.
ainda não "mergulhei" neles para sabe-los.


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Re:O guia do iniciante

Mensagem  Gaba em Sex 21 Maio - 6:48:16

Eu ainda nem sei todos os eventos novos...
Super Feliz
Mas é meio complicado,por que sempre chegam eventos novos Feliz

Atualizado!

-Input sets
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Re: O Guia do Iniciante

Mensagem  IzaBarbi em Seg 19 Jul - 17:07:01

Ameei era o que eu queria saber Super Feliz


Obrigada;)
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Re: O Guia do Iniciante

Mensagem  Drakula_Ryuuzaki em Seg 19 Jul - 17:34:57

Boa iniciativa,
Um tuto pra iniciantes realmente bem organizado e bem explicativo Piscando

+1Rep


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Re: O Guia do Iniciante

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