Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia: Organizando um projeto e seu tópico

3 participantes

Ir para baixo

Este guia foi:

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_lcap167%Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_rcap1 67% 
[ 8 ]
Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_lcap117%Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_rcap1 17% 
[ 2 ]
Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_lcap116%Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_rcap1 16% 
[ 2 ]
Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_lcap10%Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_rcap1 0% 
[ 0 ]
Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_lcap10%Guia: Organizando um projeto e seu tópico Vote_rcap1 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 12
 
 

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  todydejaca Sáb 11 Dez - 14:54:35

Organizando o tópico do seu projeto

.:Agradecimentos
YunO: Por me ajudar e incentivar a criação desse guia, e também por fixar o post no fórum oficial do 001.

.:Introdução

Olá, nesse guia, darei algumas dicas de como organizar o tópico do seu projeto, como criar um bom enredo e também umas dicas de ortografia.
Como existem muitos tópicos que falham em vários aspectos, principalmente na organização e na ortografia, decidi criar essa guia, na esperança de que a seção de projetos melhore. Espero que esse tópico realmente ajude.
Tenha uma boa leitura

.:Organização do tópico

.BBcode

Organizar um tópico pode ser fácil, e uma coisa que deixa isso mais fácil ainda é o BBcode. Com ele você pode deixar seus textos em negrito, destacando assim coisas importantes. Também podemos deixar o texto "sublinhado" ou "itálico".

Mudar a cor é possível e recomendado, mas tenha em mente que deve usar uma cor que de contraste com a cor de fudo...
No caso do Império, são ótimas cores escuras como o preto e o laranja que usei no titulo.
Por exemplo, um marrom, verde escuro ou vermelho escuro, são cores confortaveis para os olhos. Já cores como essa ou essa devem ser evitadas.
E lembre-se, os textos devem ficar na cor normal, é recomendado usar cor apenas em coisas que deseja destacar, como um subtítulo, itens de uma lista, ou um aviso.

O BBcode não para aí, também é possível adicionar links, imagens, conteúdo Flash, videos do youtube, listas, e mudar o tamanho da fonte.

.Subtítulos
Usar subtítulos é tão importante quanto, ou até mais que o BBcode. Ao criar subtítulos, você praticamente divide seu tópico em categorias, assim, o leitor vai saber sobre o que está lendo com mais facilidade.
Por exemplo, essa guia está dividida em vários subtítulos.

.:Dicas de Ortografia
"Essas dicas foram retiradas desse site"

    1) Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V.S. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.

    2) Evite abrev., etc.

    3) Anule aliterações altamente abusivas.

    4) "não esqueça as letras maiúsculas", como já dizia silas, meu professor lá no colégio valribeira, em campinas, são paulo.

    5) Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

    6) O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

    7) Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.

    8) Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Fraga?

    9) Nunca generalize: generalizar sempre é um erro.

    10) Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetida e a repetição da palavra vai fazer com que a palavra seja repetida.

    11) Não abuse das citações. Como costuma dizer meu pai: "Quem cita os outros não tem idéias próprias."

    12) Frases incompletas podem causar.

    13) Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

    14) Seja mais ou menos específico.

    15) Frases com apenas uma palavra. Corta.

    16) A voz passiva deve ser evitada.

    17) Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação

    18) Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.

    19) Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.

    20) Evite as mesóclises. Repita comigo: "mesóclises, evitá-las-ei".

    21) Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

    22) Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrível! Sério!

    23) Cuidado com a orthographia, para não estrupar a língua.

    Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...

    25) Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da idéia contida nelas, e, conseqüentemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

.:Criação de um enredo

.Tema
O tema deverá ser escolhido de forma cuidadosa, pois seu enredo precisa ser coerente a ele. Por exemplo, se seu jogo é sobre as antigas cruzadas da idade média, não faria sentido encontrar um tanque no meio da batalha. Uma desculpa para isso ocorrer seria a existência de algo como viagem do tempo. Apenas mude o tema da sua história, caso sinta-se confortável, e tenha certeza de que ela vai se adaptar bem à mudança.


.Gênero
Gênero, nada mais é que o estilo da sua história, existem vários gêneros como: ação, ficção, romance e aventura. Cada um é bom em determinados gêneros, por isso use o que mais te deixa confortável na hora da escrita. De qualquer forma, mesmo que o gênero que você escolheu seja o "principal", deve lembrar de usar um pouco outros gêneros, assim, cria um enredo diversificado.


.Introdução
Após escolher o tema e o gênero, planeje uma introdução. Pode ser um Prólogo, que dá uma pequena introdução ao que está se passando na história. Também pode começar o enredo com a história já ocorrendo, e ir explicando ela conforme o decorrer da história, por "flashbacks" e/ou relatos de outros personagens. E não limite-se á essas opções, invente o seu método se preferir.

.Começando a história
O começo da história influencia bastante nos acontecimentos que aparecerem, até o final da história. Seria estranho se o autor ignorasse seus próprios princípios sem uma explicação plausível.

.Não esqueça de nada no final
O final da história, revela muitos mistérios, assim como decide o futuro de outros. Então não esqueça nenhum deles, releia a história por completo, lembre de todos os acontecimentos e comece a criar seu final.

.O Final
O final da sua história, deve ser tão bom quanto ela própria. Deve causar emoções, talvez mais que qualquer outro ponto da história. Faça proveito de todos os acontecimentos que já ocorreram, assim pode retomar alguns trechos importantes da história.


.:Finalização

Então é isso pessoal, qualquer coisa que eu pense à mais vou adicionar aqui, e caso tenham alguma sugestão, entrem em contato comigo via PM.

Ps.: Esse guia foi feito para o fórum oficial do Engine 001 por mim
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5184
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Noeneto Qua 26 Jan - 20:57:54

Aqui deveria ter umas abas que dizessem de que genero o jogo é, senão iria fazer muita confusão como agora, sei la, é só uma dica/sugestão, iria facilitar muito pra pessoas como eu que se inspiram em outros projetos do genero! Dando Língua
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5444
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  todydejaca Qui 27 Jan - 19:46:17

Onde? Na categoria de jogos?

Se sim, gostei da sua idéia. Posso até sugerir pra staff depois...
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5184
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Noeneto Qui 27 Jan - 20:06:05

Sim, eu me refiro a uma aba de, por exemplo:
Ação
Tema Livre
RPG
etc...
deste jeito, pq sei la, eu sempre me inspiro em outros jogos do engine, e toda hora me perco na hora de procurar os do genero que eu quero! Feliz Sei la é só uma sugestão!
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5444
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Greg102 Qui 27 Jan - 20:13:51

Não há necessidade por enquanto, pelo fato de possuirmos poucos jogos. Quando nossa comunidade crescer e tivermos mais projetos, talvez esta idéia possa vir a calhar.
Greg102
Greg102
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 743
Experiência : 5479
Frase : Here we're now... ENTERTAIN US!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Noeneto Qui 27 Jan - 21:12:25

Beleza foi só uma sugestão, se quiser faça o que bem entender. Só acharia melhor isso, mais nem tinha me tocado que "PROJETOS" mesmo nó temos poucos! Simpático Obrigado!
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5444
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  todydejaca Qua 9 Fev - 22:19:24

Uma solução rápida seria colocar o gênero no titulo do tópico.
Exemplo:
Medal of Honor

Se seu jogo for de ação:
[AÇÃO] Medal of Honor

E caso queira fazer algo mais detalhado, além do titulo você pode colocar o seguinte no começo do tópico:

Nome: Medal of Honor
Gênero:Ação / Tiro
Tema: Guerra

Código:
Código:
[center]
[b]Nome:[/b] Medal of Honor
[b]Gênero:[/b]Ação / Tiro
[b]Tema:[/b] Guerra
[/center]
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5184
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Noeneto Qui 10 Fev - 16:49:34

Boa idéia, porem a pessoa teria que ficara virando as paginas para ver qual é qual,, não sei se você me entendeu mais é isso, por isso eu SUGERI criar abas pra cada genero! Sim
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5444
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  todydejaca Sáb 12 Mar - 7:44:09

Dai era so pesquisar por [AÇÃO] :)

Ou até mesmo, se você quiser ajudar crie um índice com os projetos que temos. Quando ja tiver com boa parte dos projetos la eu deixo fixo para ajudar as pessoas.

Por mim. eu mesmo faria mas estou sem tempo e sem internet em casa né :P
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5184
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Noeneto Sáb 12 Mar - 10:44:07

Gostei da idéia cara, vou fazer isso em meus projetos, mas isso só no proximo update deles! Super Feliz
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5444
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Guia: Organizando um projeto e seu tópico Empty Re: Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos