Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista: Paulo Biagioni Ganhador do BRGames

Ir para baixo

 Entrevista: Paulo Biagioni Ganhador do BRGames  Empty Entrevista: Paulo Biagioni Ganhador do BRGames

Mensagem  Night'Walker Qui 9 Set - 9:58:47

Fonte:Abrindo o Jogo
Sobre o Jogo nacional Mutualismo e seu criador

Olá gurizada,

Hoje inauguramos mais uma coluna do nosso Abrindo o Jogo. Nossa seção de Entrevistas hoje é aberta com uma ótima conversa com Paulo Biagioni, um dos vencedores do BRGames 2009 com o projeto Mutualismo, comentado anteriormente aqui no blog. Paulo nos conta como tudo começou, de onde surgiu a ideia para o projeto, quais foram as dificuldades e como foi participar na Game Connection apresentando um trabalho nacional.

1) Qual a sua formação e como começou a ter relação com a indústria de games?

Eu sempre gostei de desenhar, criar personagens e fazer animações – ao encontrar o curso de Game Design da Anhembi Morumbi, identifiquei uma boa oportunidade de iniciar minha carreira na indústria.

Após terminar o curso, finalizado em 2007, sugiu uma oportunidade de trabalhar com animações na 44 Toons através de um dos professores. Mas a vontade de voltar a criar jogos era grande. Quando soube do edital do governo, o BRGames, vi uma oportunidade de voltar a área.

2) Como surgiu a ideia do Mutualismo. Comente sobre a mecânica do game?

Eu gosto muito de biologia e pensei em criar um Game Design que envolvesse animais ou insetos. Mutualismo é um jogo de ação em 2D, no qual o jogador controla dois personagens diferentes ao mesmo tempo, denominados Speero e Geera. Cada personagem depende da evolução do outro para sobreviver e juntos se tornarem deuses. Com comandos simples, o personagem Speero deve direcionar Geera para seu destino maior, para isso deve empurra-lo, apertá-lo para pular entre outros movimentos que vão ganhando a cada evolução. O nome Mutualismo representa a essência da mecânica que criei. Ela exige que um personagem coopere com o outro para avançar no game. Há também uma questão de escolha de caminhos durante o processo. O jogador deve escolher entre o bem e o mal. A resolução de puzzles podem dar cargas positivas (caminho do bem) ou cargas negativas (caminho do mal).

Minha inspiração para este projeto veio mais da área de biologia e desenhos animados do que de outros jogos como Fable ou Black or White. Considero isso um diferencial em relação ao que vemos no mercado atualmente.

3) Como aconteceu a parceria com a empresa que forneceu o apoio técnico do jogo?

Fizemos uma parceria com a Perceptum e 44 Toons que ajudaram bastante, onde deram várias dicas sobre o Game Design que foram essenciais para o sucesso do projeto. A 44 Toons, empresa onde trabalho, também ajudou na parte da arte do jogo e está me apoiando em ajustes para ser possível colocar o Mutualismo na XBOX live.

4) Você participou da Game Connection? Como foi?

Foi uma experiência incrível, além é claro de ser minha primeira viagem internacional, pude conferir como funcionam as negociações nesta área, ouvir críticas, elogios, sugestões para o jogo e conhecer novos projetos que estão sendo desenvolvidos.

Agora em setembro, o BRGames convidou novamente os ganhadores para o Tokyo Game Show, para apresentar seus projetos para as empresas japonesas e outras que estiverem por lá, e com certeza será novamente um momento muito bom para que eu cresça um pouco mais nessa carreira tão legal, mas difícil.

5) Como você considera a organização do BRGames, onde que o projeto poderia melhorar?

O BRGames, diferente de outros editais como de animação que costumo acompanhar, tem maior preocupação em integrar o desenvolvedor no mercado internacional, e não ter mais um jogo incompleto na gaveta. Como esta foi a primeira edição neste formato, com certeza têm muitas coisas que precisam ser melhoradas, onde acredito que eles já o estejam fazendo.

Muitas pessoas criticam principalmente a verba destinada para o projeto, realmente no meu caso não foi o suficiente nem para a demo, pois o Mutualismo é um pouco complexo para isso, além de diversos descontos em impostos que foi preciso pagar. Mesmo com esses contratempos, a equipe do BRGames deu um suporte que nunca pensei que receberia, desde workshop para desenvolvimento do projeto, avaliação e sugestões de correção do jogo, até dicas para as negociações com as empresas nas feiras.

Então acredito que tudo foi muito bem pago, e sem essa oportunidade eu não teria a chance de mostrar o meu trabalho, para críticas boas e más, mas que me ajudam a crescer como profissional.

6) O que falta hoje para que o Mutualismo alcance a publicidade que você deseja?

O Mutualismo está agora em processo de reajustes da demo, onde estamos desenvolvendo a música em um estúdio, e reprogramando algumas mecânicas. Mas com essas experiências de mercado que pude acompanhar, percebi que é preciso reformular o gamedoc para deixar o jogo mais divertido e intuitivo para o jogador.

Após os ajustes, incluiremos a demo na XBOX live como teste para os jogadores, dependendo da resposta poderemos voltar a mostrar aos publishers que conversamos nas feiras e pedir apoio para desenvolver o jogo completo.

Nota Final
Ficaremos na torcida para que o projeto consiga ser completado e alcance repercussão no mercado.
Para quem ficou interessado no game ta aí o link para download:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Screens:
Night'Walker
Night'Walker
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 1189
Experiência : 5831
Frase : Si vis pacem,para Bellum

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos