Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando Atualizações para um Jogo

+2
alabas
Noeneto
6 participantes

Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Noeneto Qua 30 Mar - 21:07:05

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Atenção
Este tutorial envolve um conhecimento intermediario em Windows Explorer. Requer um conhecimento basico com instaladores (NSIS [Usado Aqui no Tutorial]) e também sobre o compactador Winrar.

.:Requerimentos:

Criador de Instaladores Download Aqui
Atualização do jogo

.:Criando o Arquivo de atualização:
Se a atualização do jogo for correção de bug você deve ter o projeto em si, por exemplo, vou postar um exemplo como o injustiças, vamos SUPOR que eu terminei ele, e agora ele merece uma atualização pois muita gente gostou, então eu pego o arquivo do jogo e abro o engine 001 para fazer os outros mapas da atualização e vou criando, quando acabar eu vou e clico novamente em "Construir Jogo" só que para construir o jogo você deve optar pela opção "Plain Files" pois é uma atualização. Quando acabar você deve continuar o proximo passo, nele eu vou ensinar o que deve fazer.

.:Criando em si a Atualização:
Então agora você deve ir na pasta que você fez a atualização e copiar um arquivo chamado "data.1rc" e cola-lo na area de trabalho para facilitar o acesso, após isso você deve compactar o arquivo com Winrar, o nome dele deve ser algo reparado a atualização e o arquivo DEVE SER ZIP, então agora VOCÊ que sabe mexer no NSIS ou em qualquer criador de instaladores, crie o instalador usando o arquivo arquivo zip da atualização e no lugar onde se coloca a pasta de destino você coloca a pasta onde seu jogo será instalado e ai crie o instalador, feito isso a atualização ja esta pronta basta testar.

.:Finalizando:
Agora para finalizar crie um LEIA-ME OBRIGATÓRIO para a pessoa que for instalar não fazer nada de errado e escreva nele que a pessoa deve instalar o arquivo na pasta EXATA onde o jogo está, ai ela instala e joga a atualização do jogo.

Espero que tenha gostado... Piscando


Última edição por noeneto em Qua 6 Jul - 17:46:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros idiotas de portugues =/)
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty era o q eu precisava

Mensagem  alabas Qua 6 Jul - 14:13:27

Cara,vc tirou minha dúvida da cabeça,muito obrigado
+1rep
Super Feliz Super Feliz
alabas
alabas
Camponês
Camponês

Masculino
Mensagens : 122
Experiência : 4918
Frase : As vezes um bom jogo precisa de conteudo n de graf

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Noeneto Qua 6 Jul - 17:41:24

alabas escreveu:Cara,vc tirou minha dúvida da cabeça,muito obrigado
+1rep
Super Feliz Super Feliz

Não há de quer Simpático, gosto de ajudar as pessoas!
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Gabriel Nunes Qua 6 Jul - 17:48:22

Muito bom noeneto ,mais uma vez você facilitou a minha vida. Eu sempre colocava o jogo todinho pra download pra ter uma atualização. Agora está bem mais facil e mais pratico ,com um arquivo apenas pra fazer a atualização,muito bom. Positivo

+1rep (tópico bem explicado ,só faltou screens,mas não fez falta xD)
Gabriel Nunes
Gabriel Nunes
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 548
Experiência : 5489
Frase : GN Studios

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Noeneto Qua 6 Jul - 18:15:00

Desculpe pelas screens Simpático, é que o programa NSIS sai atualização direto, e quase sempre muda a interface, então nem coloquei screens para n confundir mais! Super Feliz
Obrigado pela avaliação! Fico grato de ter ajudado a mais de uma pessoa! Feliz
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  todydejaca Sáb 9 Jul - 20:08:50

Bom tutorial, porém é meio inútil com jogos do engine001. Já que todos os arquivos ficam compactados dentro de um só, se você muda apenas uma coisa, tem que baixar esse arquivo por completo, ou seja, vale mais instalar novamente, já que os saves provavelmente não irão funcionar com uma nova versão.
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Noeneto Sáb 9 Jul - 22:15:57

todydejaca escreveu:Bom tutorial, porém é meio inútil com jogos do engine001. Já que todos os arquivos ficam compactados dentro de um só, se você muda apenas uma coisa, tem que baixar esse arquivo por completo, ou seja, vale mais instalar novamente, já que os saves provavelmente não irão funcionar com uma nova versão.
Creio que os saves funcionaram, eu testei aqui, porém ha uma pequena proporção de chance de dar algum bug, eu fiz o teste com meu novo projeto, (novamente) e funcionou os saves! Feliz Não sei se no de vocês vão dar, mais no meu deu! Ah e quando a ser inutel isso, discordo, o próprio site do engine (faz 1 mês) começou a utilizar este método para diminuir a quantidade de arquivos e upa mais rápido! Piscando
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  todydejaca Dom 10 Jul - 19:28:01

Ele so pede esse arquivo pois só precisa dele, o resto são códigos para executar os comandos deste arquivo. Quando me referi a ser inútil, é que esse arquivo é o maior. Em relação a transferencia não é util, mas facilidade de atualizar ai sim, concerteza. Em relação aos saves, se você muda alguma coisa importante, que só acontece uma vez no jogo e seu save ja passou dessa parte, ai sim vai ter problemas. Então o cara teria que começar do zero pra pegar uma chave q libera um porta la no fim do jogo entende?

todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Noeneto Dom 10 Jul - 21:41:09

porém ha uma pequena proporção de chance de dar algum bug
Quando me referi a isto esqueci de colocar o que vc disse! valeu por me lembrar! Super Feliz Mais mesmo assim, geralmente o pessoal n atualiza o que ja fez, o exemplo é um demo, a pessoa quer colocar o resto do jogo então ela faz o arquivo entende? E quanto a proporção, o engine tem um problema, nem sempre aqueles arquivos que não são o "data.1rc" tem o mesmo tamanho, eles variam conforme o data.1rc, porém eles só se adaptam ao data.1rc quando estão todos juntos, então faça o teste, crie um projeto, encha de musicas superpesadas nele e coloca pra salvar em plain files, e compara os outros arquivos dos outros com o dele! Vão ser muito menores eu garanto! Por isso que este tutorial é util! Ele faz com que os arquivos se adaptem no pc da pessoa n permitindo que fiquem muito estensos! Simpático
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  todydejaca Seg 11 Jul - 18:49:03

Mas é exatamente por isso que não é útil. Já que todo o peso tá em um único arquivo, não tem muita necessidade de fazer atualizações. Pense assim, um jogo com 1000 arquivos. Você muda 1 que tem 1kb, o que é mais fácil? Disponibilizar um instalador que muda instale tudo pra mudar apenas um arquivo, ou atualizar? Nesse caso, atualizar é a melhor opção, mas quando o único arquivo para ser atualizado é o maior, melhor disponibilizar o instalador mesmo, pois afinal, com ou sem instalador você vai baixar a mesma coisa (em relação ao tamanho). Se o Mike, inventasse um modo de gerar uma instalação com os arquivos separados, assim como fica na pasta do seu projeto, aí sim seria útil, pois até agora só ocupa tempo de nós, desenvolvedores do jogo ):
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Comentário

Mensagem  Tio-dos-jogos Seg 9 Jan - 15:18:05

Tenho que discordar com a resposta do garotinho ( esqueci o nome >< ) mas esse método realmente funciona , fiz um jogo chamado Lörr ( pesquisem e jogem Super Feliz kkk ) está se dando bem com esse programa , ainda mais em jogos que se paressam com ragnarök , vlw noeneto
Tio-dos-jogos
Tio-dos-jogos
Lenhador
Lenhador

Masculino
Mensagens : 206
Experiência : 4565
Frase : Mês de Super Metroid!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Drakula_Ryuuzaki Seg 9 Jan - 15:40:51

O que eu recomendaria é que você não lance muitos demos, mas sim que você atualize Piscando

Fazer até 10% e lança uma versão beta, faz 25% lança outra beta, faz 40% lança mais uma... isso com certeza vai fazer com os jogos salvos de versões anteriores deêm erro!

Lance um Demo para dar uma amostra, depois que terminar o jogo você lança uma versão completa.
Ai depois você lança versões atualizadas ou packs, para correção de bugs e renovação.

Drakula_Ryuuzaki
Drakula_Ryuuzaki
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1137
Experiência : 5536
Frase : Foca da Selva... (WTF?)

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Comentário

Mensagem  Tio-dos-jogos Ter 10 Jan - 8:16:30

eu havia penssado nisso mas meu jogo tá muinto grande por causa das músicas ( são todas do rag )
e eu usei esse metódo ( lançar demo 10% depois demo 15% e etc... ) mas tava canssativo ( tavam me cobrando no msn Impaciente'' ) ai eu vi esse tuto e fiz o que tá ai , mandei pro meu tester ( um amigo meu ) ele testou com o save dele e funfou Sim então eu recomnedaria pra quem usa muintas músicas no jogo ou pra quem tem muintos mapas ( até agora fiz 17 cada um vai de uma região a outra )...
Tio-dos-jogos
Tio-dos-jogos
Lenhador
Lenhador

Masculino
Mensagens : 206
Experiência : 4565
Frase : Mês de Super Metroid!

Ir para o topo Ir para baixo

Criando Atualizações para um Jogo Empty Re: Criando Atualizações para um Jogo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos