Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula de Mapeamento 1#

+2
Gabriel Nunes
Noeneto
6 participantes

Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Noeneto Qua 27 Abr - 22:30:37

Olá pessoal, estou aqui de volta para lhe apresentar mais um tutorial que pode ser útil ou não útil a vocês, recomendavel para quem não sabe mappear cidades contemporânea no engine ou tem uma certa preguiça de deixar o mapa mais real, então eu vou ensinar aqui como você fazer uma cidade bonita e que seja muito breve tão breve que o tutorial esta dividido em 3 partes, curtam ai.

.:Sumário
1: Introdução
2: Conteúdo da cidade
3: Complementos



.:Introdução
Então primeiramente abra o engine 001 e abra seu projeto, após fazer isso crie um novo mapa chamado "Cidade #1" depois disso basta você escolher as dimensões do mapa e todas as coisas que nele haverá como: chuva, névoa, efeitos, tudo ao seu gosto, porém aviso que neste tutorial eu vou usar as seguintes configurações:

Spoiler:

Após isso para facilitar passe uma grama por todo o terreno, após isso é preciso calcular algumas coisas como quantidade de tiles que a rua ocupará e o espaço para colocar imóveis no terreno, provavelmente vai ficar assim:

Usei para as ruas 7 tiles (deve ser um número impar por causa da linha que fica ao meio da rua) e usei um pequeno espaço para colocar as casas!

Spoiler:

Após isso é recomendável você colocar um tile de pedras antes da calçada então mãos a obra e coloque para embelezar a nossa cidade! Logo depois disso coloque aquele tile lá de calçadas localizado na segunda aba de tile sets, preencha tudo com suas devidas posições, use aquele alternador de direções que esta na direita da tabela dos tiles para ajustar algumas posiçoes!

.:Conteúdo da cidade
Agora é a hora de colocar aqueles prédios, basta ir em "Paredes" (4ª aba nas 4 abas de tile) e agora escolha sua parece desejavel (é hiper aconselhavel você não repitir nenhuma e colocar-las todas em harmonia conforme suas cores), coloque prédios pequenos mas que tenham pelo menos 2 andares, caso queira mais ajuste o tamanho deles ao lado direito deles e caso você queira mais alto vá nas propriedas do mapa e altere a profundidade! Então quando acabar fique feliz, o pior ja acabou.

Eu usei um espaço de 2 tiles entre os prédios e variei o tamanho de todos os prédios para não ficar repetitivo...

Então agora você deve colocar uma natureza para deixar um tom de pureza no ar do cenário, vá colocando em lugares como ao lado da calçada e na parte de trás dos prédios, nunca ligue para portas, elas podem ser colocadas ao lado da casa. Então aqui esta meu mapa, o de vocês deve ficar parecido com esse:
Spoiler:

Pronto agora você ja tem uma cidade!

.:Complementos
Agora que você ja tem acidade só precisamos fazer mais uma coisa, embelezar, primeiramente vamos pegar o tileset que nós usamos para fazer a rua e agora colocaremos ele naquelas falhaszinhas localizadas nas esquinas das ruas, então após fazer isso precisamos colocar a faixa nas ruas, é aconselhavel você colocar aquela de duas linhas para que não possa ultrapassar carros ali então mãos à obra, após isso devemos pensar em que cada casa será, um exemplo nas minhas:

Uma será de um homem que gosta de churrasco então vou fazer um grande quintal, outra uma loja de armas, outra será casa à comprar, outra será uma padaria...

Então quando acabar de decidir qual será qual? Vá e simplesmente preencha o mapa com os tilesets devidos, feito isso hora de colocar as janelas e portas, posicione todas e terá um mapa assim:

Spoiler:
Agora é somente posicionar gramas e pisos para cada casa e deixar para embelezar, por exemplo: eu tenho um piso só claro, então devo fazer-lo escuro também para dar uma variada maior quanto aos pisos! Viu como é facil? Só não permitir que a simetria tome conta de seu mapa, ela é ruim ninguém a quer. Então agora é uma parte bem simples também, após mudar os pisos deixando tudo mais real, basta você fazer outra coisa, tirar casas quadradas ou simplesmente arredonda-las retangularas ou fazer alguma coisa que não as deixa simetrica. O resultado final deverá ser igual a este:
Spoiler:

Espero que tenham gostado!


Última edição por noeneto em Qui 28 Abr - 14:44:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Continuação e Termino do Tutorial)
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Gabriel Nunes Qui 16 Jun - 18:47:38

Muito bom noeneto , tópico muito bem organizado , muito bem explicado, recomendadissimo para iniciantes. Positivo
+1rep
Gabriel Nunes
Gabriel Nunes
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 548
Experiência : 5489
Frase : GN Studios

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Drakula_Ryuuzaki Qui 16 Jun - 20:39:18

Gostei do seu tutorial, tutorial bem feitos como esse para iniciante merece até premio. gargalhadas
É realmente muito bom tutos como esse no forum para orientar iniciantes.
Drakula_Ryuuzaki
Drakula_Ryuuzaki
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1137
Experiência : 5536
Frase : Foca da Selva... (WTF?)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Noeneto Qui 16 Jun - 21:32:25

Hehe! Valeu ae galera! Vou fazer outra aula melhor ainda e que vale a pena conferir, será de design de fases! Ensinando aquela bobalhada de tutoriais e etc... Feliz
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Night'Walker Sex 17 Jun - 9:16:52

Obrigado pela aula,creio que ajudará ao iniciantes sobre mapeamentos.
+1 voto de reputação!
Night'Walker
Night'Walker
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 1189
Experiência : 5842
Frase : Si vis pacem,para Bellum

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Noeneto Sex 17 Jun - 18:08:53

Muito obrigado! Valeu ae galera! Logo logo eu posto a segunda.
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Drakula_Ryuuzaki Sex 17 Jun - 21:03:51

Quase ia esquecendo:

+1 Rep pelo ótimo tuto! Piscando
Drakula_Ryuuzaki
Drakula_Ryuuzaki
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1137
Experiência : 5536
Frase : Foca da Selva... (WTF?)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  todydejaca Dom 19 Jun - 11:44:01

Ótimo tutorial, e devo parabenizar pela organização e clareza, que não é tão comum entre os tutoriais daqui.

Alias, +1 Rep
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty you tube

Mensagem  diegoking Dom 2 Set - 1:21:43

c sabe algum canal do you tube q so fale de map001? to procurando aki mas n axo o maximo q axo são pessoas q so postam uma vez e pronto

obg pelo outro link vlw
diegoking
diegoking
Camponês
Camponês

Masculino
Mensagens : 64
Experiência : 4614

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Noeneto Dom 2 Set - 12:52:53

Olha deve existir um montão, porém o de maior qualidade que achei é do todydejaca, espero que o tutorial tenha-lhe ajudado.
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5472
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Aula de Mapeamento 1# Empty Re: Aula de Mapeamento 1#

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos