Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciando um Jogo

+2
Grisson
Noeneto
6 participantes

Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Iniciando um Jogo

Mensagem  Noeneto Sáb 15 Out - 16:47:40

Introdução
Quero que todos saibam que este tutorial vai servir para todo tipo de usuários, desde iniciante até o mais avançado possível, quero que saibam também que os conceitos deste tutorial são especificamente para pessoas que criam jogos com uma equipe, pode ser pequena, média, satisfatório ou gigante numero de pessoas, ou até mesmo sozinho, tenho certeza que isso vai servir de alguma maneira, quem costuma a fazer jogos sozinhos (como eu) , descobrirá uns truques que permitem que você não perca fácil a inspiração e não se desvie muito na hora de fazer o jogo. Mas vamos logo com isso!

Iniciando um Projeto
Muitos acham que para iniciar um projeto você deve abrir o 001 Game Creator, clicar em novo e pronto, já iniciou o projeto. Isso está errado, para todo tipo de projeto tem que ter alguma preparação, algum contexto, alguma inspiração seja por filmes, desenhos, seriados, livros ou até outros jogos. Quando você adquire esses três fatores (preparação, contexto e inspiração) ai sim você pode chamar o Roteirista para iniciar a história e roteiro do jogo apartir dos papéis que você ja tem!

Roteirista
Este é o cara que deve dar inicio a toda idéia do jogo, ele e a equipe devem discutir entre sí e formar todos os fatores do roteiro (sim nem sempre é o roteirista que cuida de tudo), os fatores são (está na ordem, cuidado pra não confundir): Tema, Gênero, Tempo (em que o jogo se passa),  Personagens , História.

Tema
É muito fácil achar um tema para o jogo, você pode pegar diversos... Guerra contra tróia, segunda guerra mundial, entre muitos outros, além disso você também pode criar seu próprio tema!

Gênero
Nem sempre é fácil decidir isso, se você combinar alguns temas com alguns generos completamente diferentes a coisa pode soar meio estranha como por exemplo, "Tema: Zombies, Genero: Simulador", imagine a bagunça que iria ser o jogo, tendo que ir ao banheiro para não morrer só pelos zumbis, comendo carne de zumbi pra não morrer de fome, realmente é muito estranho isso. Mas enfim, combine temas criativos, se for criar um RPG fique ciente que já existem milhões, então você deve inovar com o tema. Geralmente ação é o melhor genero para se seguir, ela combina com tudo!

Tempo
Isso é uma coisa essencial e que deve ser bem trabalhada com o designer da equipe, muitas pessoas optam por tema de idade média porque é o mais fácil de ser feito (por existir mais templates no 001 Game Creator também), mas não se limite a isso, o designer está ali para fazer isso então mão na massa, arranje um tempo para seu jogo, esse tempo irá diferencia-lo dos demais.

Personagens
Sinto muito roteirista, mas agora é hora de você trabalhar completamente sozinho! Tenha idéias, pegue nomes que correspondam ao tempo, ao tema, tudo tem que ser pensado. Faça uma biografia (se não souber o que é, biografia é uma descrição com história de alguma coisa) para cada personagem, até aquele cara que só está no jogo para morrer em determinado capítulo (ele tem que ter história), se você der bastante detalhes na biografia de um personagem você terá que explicar tudo durante a história do jogo. O visual dos personagens também devem ser feitos pelo roteirista, porém trabalhados pelo designer.

História
Essa é a parte mais influente do jogo, junte sua equipe toda e dialogue em cima do tema e em cima de todas as idéias e papéis anteriormente montados, solte sua imaginação, uma história não pode ter dialogos pois tornam ela muito maior, então você deve escrever tudo que se ocorrerá e porque ocorrerá no jogo. É importante também você dividi-la em alguns modos como: capítulos, atos e estilo GTA (missões), se você for unir alguns destes três é importante você posiciona-los muito bem! Quando a história tiver pronta é hora de finalmente começar a parte mais chata, o maldito roteiro, neste o roteirista trabalhará sozinho e terá que desenvolver todos os dialogos com os personagens correspondentes, o que ocorrerá nas cutscenes, todas as estratégias do jogo. Quando estiver pronto isso, o ROTEIRO deve ter + / - umas aprox.150 páginas que dá em umas 1:30h de cutscene, o que ja é bastante!

Quando tudo: tema, gênero, tempo, personagens, história e roteiro estiverem prontos é hora do roteirista descançar! E acompanhar o projeto.

Designer
O designer é o cara que leva todo o trabalho que o roteirista fez nas costas, este deve planejar numa cor de cenário padrão no jogo e desta maneira fazer todos os gráficos do jogo, está parte é muito dificil pois ele tem que pensar como ficará o jogo, uma dica é ele e o mapper trabalharem juntos pois o mapper pode dar dicas do que ficaria bom no jogo. As etapas principais para o designer são: Tema dos gráficos, interfaces, sprites, tilesets.

Tema dos gráficos
Nesta etapa o designer deve pegar o tema feito pelo roteirista, criar concept arts (artes conceituais, artes de esboços) para lhe ajudar a fazer as coisas melhores, e ir trabalhando no estilo que os gráficos terão! Em muitas das vezes o designer deve ler e prestar completa atenção no roteiro por ser seu motivo de inspiração.

Interfaces

Se você usa o GIMP, photoshop ou paint não importa o que importa mesmo na hora das interfaces é a interação, não faça simples opções que mudam de cor quando selecionadas, faça algo mais inteligente, como sei lá, opções que quando selecionadas mostram uma espécie de descrição ou algo do tipo que aparece usando efeitos, não se limite a mim faça o que você achar melhor, só não faça meras repetições, tente inovar sempre que possível, torne seu design diferente de todos os outros.

Sprites
É nesta etapa que você irá decidir quem é o melhor da equipe! Usar as sprites padrões do 001 Game Creator é pura furada, a menos que você faça algo interessante nelas, usar "Gráficos Profissionais" você terá um grande trabalho em adicionar animações, principalmente porque um jogo onde o personagem sempre fica parado e sério não é jogo de verdade é só uma demonstração de uma engine, usar "Gráficos Amadores" você poderá fazer uma infinidade de coisas sem muito trabalho! Agora se você mesmo CRIAR os sprites do seu jogo, ai sim você decidirá que você é o que melhor trabalha da sua equipe, dá trabalho mas vale a pena!

Tile-sets
Criar tilesets é fácil, pegue umas texturas daqui, outras dali, junte, arrume, quando você menos espera você ja tem tudo o que precisa para criar o seu projeto, lembrando que você precisa fazer isso trabalhando em cima do tema do roteirista e escolhera as texturas junto com o mapper!

Desenvolvimento do Projeto

Mapper
O mapper é o cara mais privilegiado do projeto, ele é o cara que planeja como serão todos os cenários (com base no roteiro), interliga todos os cenários entre sí e cria-os, o trabalho dele é ler o roteiro e com base em tudo que está escrito lá, ele pega e cria todos os cenários do jogo, planeja interatividade e tudo mais. Ele deve se imaginar dentro do cenário como se ele estivesse realmente lá dentro! Ele não deve colocar nenhum diálogo no jogo, deve simplesmente trabalhar usando os gráficos que o designer fez e a história do jogo. Quando ele terminar todos os cenário do jogo é hora do próximo!

Sonoplasta
O sonoplasta é a pessoa que menos pega no jogo, a não ser quando o jogo tem dublagens, então ele se reune com a equipe e faz tudo com base no roteiro! Mas quando o jogo não tem dublagens ele é o mais 'estrangeiro' do jogo, o trabalho dele fica só em pegar sons para todos os itens, logo após ele olha os cenário do jogo (que obviamente o mapper fez) e cria uma trilha sonora para o cenário! Ai então ele larga o projeto pois seu trabalho terminou!

Scripter
Não tenho muita coisa pra dizer deste pois tem uma certa lógica para ele, FAZER TUDO O QUE FALTA, fazer todos os sistemas que o roteirista sugeriu, criar a jogabilidade, fazer a bancada toda funcionar, colocar todos os dialogos, encaixar todas as animações!

Acabamentos
Quando todo o projeto estiver pronto é hora de recrutar beta-testers, alpha-testers ou a equipe mesmo testar o jogo e procurar os bugs que o scripter sem intensão os deixou! Quando já tiver todos os bugs corrigidos, é hora de procurar um meio de divulgação do trabalho, então todos da equipe vão atrás de alguma fonte de divulgação, quando ja tiverem fontes suficientes então anunciam uma data de lançamento do game e se você for assinante do 001 Game Creator você poderá vender este jogo e repartir os lucros com a equipe, caso você não for simplesmente publique seu jogo na data certa! Feito isso o jogo está pronto, porém ainda haverá algumas pessoas que verão outros bugs e outras coisas, quando acharem os bugs basta você soltar a atualização com a correção dos bugs (veja como criar atualizações no meu outro tutorial). Se seu jogo for bom mesmo ele irá merecer adicionais e por ultimo recurso uma versão 2.0! Piscando

Espero que tenham curtido este tutorial, não esqueça de que: se eu ajudei você clicar no + ali do lado!


Última edição por Noeneto em Sáb 1 Mar - 23:13:18, editado 1 vez(es)
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5466
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Grisson Sáb 15 Out - 19:09:38

Noeneto,pena que não posso te dar reputação,mas se pudesse c tava com 10K de Reputação agora (nubeza,só se pode dar 1 por postagem Zumbi ).

Mas isso pode ajudar muita gente que costuma criar games sozinho,da pra aprender a supervisionar uma equipe só por ler isso.O supervisor da equipe ja vai saber quem trabalha com o que e quando. Excelent!

Se eu for continuar o The Soul Master (fazer o The Soul Master 2),eu vou fazer ele em equipe "talvez" com a galera aqui do Império Feliz

EDIT: Ja ta com a Rep lá noeneto,parabens Positivo


Última edição por espaçorpgmaker em Qui 19 Jan - 22:52:27, editado 1 vez(es)
Grisson
Grisson
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 408
Experiência : 4910
Frase : " Give your king a big hug!" - KING, Bomb

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Gabriel Nunes Sáb 15 Out - 19:57:26

O tutorial é muito bom ,muito bem esplicadinho.Porém não achei muito útil ,pois existem varios tutoriais desses para iniciantes ,se eu não em engano no site oficial do Engine001 tem um desses.
E eu não creio que alguem irá ler tudo isso do tutorial para começar a criar o seu jogo.
Mas gostei do conteúdo do Tutorial ,pois você fala sobre as caracteristicas de uma equipe.
Gostei mesmo , por isso +1rep Positivo
Gabriel Nunes
Gabriel Nunes
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 548
Experiência : 5483
Frase : GN Studios

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Noeneto Sáb 15 Out - 21:34:08

espaçorpgmaker escreveu:Noeneto,pena que não posso te dar reputação,mas se pudesse c tava com 10K de Reputação agora (nubeza,só se pode dar 1 por postagem Zumbi ).

Mas isso pode ajudar muita gente que costuma criar games sozinho,da pra aprender a supervisionar uma equipe só por ler isso.O supervisor da equipe ja vai saber quem trabalha com o que e quando. Excelent!

Se eu for continuar o The Soul Master (fazer o The Soul Master 2),eu vou fazer ele em equipe "talvez" com a galera aqui do Império Feliz

Gabriel Nunes escreveu:O tutorial é muito bom ,muito bem esplicadinho.Porém não achei muito útil ,pois existem varios tutoriais desses para iniciantes ,se eu não em engano no site oficial do Engine001 tem um desses.
E eu não creio que alguem irá ler tudo isso do tutorial para começar a criar o seu jogo.
Mas gostei do conteúdo do Tutorial ,pois você fala sobre as caracteristicas de uma equipe.
Gostei mesmo , por isso +1rep Positivo

São pessoas como vocês que fazem a comunidade ser o que é! Muito obrigado por tudo, avaliações, reputações, muito obrigado mesmo! Se vc espaçorpgmaker precisar de ajuda com seu jogo ou com o segundo, conte conosco! Piscando
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5466
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  superpixel Sáb 15 Out - 21:55:21

noeneto, sinceramente, esse é um dos melhores tutoriais do fórum, ele ensina a todos como criar um projeto assim, afinal se vc entrar no site do engine 001, verá muitos jogos sem sentido, com o enredo do tipo: "MATAR ZOMBIIIIIISSSSS!!!!!!" ou "policiais vs bandidos, vai apelar?" que são jogos sem sentido que ja começam criando um mapa horrivel com um monte de inimigo e vc usando uma basuca.
belo tuorial, +1 rep pela enorme importancia desse tuto Positivo
superpixel
superpixel
Lenhador
Lenhador

Masculino
Mensagens : 273
Experiência : 5201

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Noeneto Sáb 15 Out - 22:09:58

superpixel escreveu:noeneto, sinceramente, esse é um dos melhores tutoriais do fórum, ele ensina a todos como criar um projeto assim, afinal se vc entrar no site do engine 001, verá muitos jogos sem sentido, com o enredo do tipo: "MATAR ZOMBIIIIIISSSSS!!!!!!" ou "policiais vs bandidos, vai apelar?" que são jogos sem sentido que ja começam criando um mapa horrivel com um monte de inimigo e vc usando uma basuca.
belo tuorial, +1 rep pela enorme importancia desse tuto Positivo
Obrigado Simpático!
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5466
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  todydejaca Seg 21 Nov - 22:34:15

Eu já tinha postado um tutorial como esse aqui, no forum oficial (seção Portuguesa e Inglesa). Mas quanto mais informações e ajuda melhor. +1 Rep.
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5206
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Noeneto Ter 22 Nov - 10:28:55

O seu pelo que me lembro mostra como organizar um projeto, uso aquele tutorial até hoje mas não acho parecido com esse! Se bem que... muitas das coisas que aprendi nele usei para criar este aqui! Simpático Espero que não se importe, mesmo eu não tendo copiado nada xD! (Não plagio) Muito obrigado pela reputação isso incentiva pra caramba! Feliz
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5466
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Drakula_Ryuuzaki Qua 23 Nov - 19:37:42

+ 1 Rep.
Gostei do tutorial. É organizado, bem trabalhado e de fácil entendimento.
Isso ajuda também para quem está muito ansioso para criar uma equipe e não sabe por onde começar.

O do Tody ajuda na organização do tópico e este ajuda na organização de um projeto, ambos são muito importantes.
Drakula_Ryuuzaki
Drakula_Ryuuzaki
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1137
Experiência : 5530
Frase : Foca da Selva... (WTF?)

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  todydejaca Sex 25 Nov - 22:45:13

Sim mas no meu também falei dicas para o projeto, como tema e etc. Mesmo assim, ótimo tutorial. :)
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5206
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando um Jogo Empty Re: Iniciando um Jogo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos