Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mecanica para Jogos

Ir para baixo

Mecanica para Jogos Empty Mecanica para Jogos

Mensagem  Noeneto Seg 4 Abr - 13:20:12

Olá Hoje venho trazer um tutorial diferente que demorei demais pra achar na internet Impaciente , nele eu vou ensinar o que é a mecanica de um jogo, como criar sua propria mecanica e vou explicar melhor cada item de cada mecanica, pretendo colocar ao menos 3 mecanicas aqui para usar como base, mas talvez eu ponha mais uma, vamos ao que interessa.

.:O que é a Mecanica de um Jogo?
Mecanica a palavra ja nos diz praticamente o que é, é a parte que podemos chamar de física do jogo, o jeito dele ter sua jogabilidade, seus objetivos e etc... Vou citar um exemplo da mecanica de um jogo novo ai, como Crysis 2, ele tem os objetivos que são: Graficos, cenario destrutivel, armas, armadura futurista, e etc.. Tem também sua logica que muitos conhecem pelo nome de Gameplay: o do crysis 2 é simplesmente seguir uma determinada rota por varios meios, como mar, terra, pulando, e deve ter mais uma mas não lembro agora. E enfim sua "mecanica" é isso tudo o que eu falei com um toque a mais, como por exemplo: o crysis 2, por ser um jogo de ação ele tem sua mecanica voltada para combates e etc, você esta entendendo?? Vou explicar novamente só que mais claro, mecanica é simplesmente o conceito em que o jogo foi feito, um surviral horror tem a mecanica de pouca munição que tu por mais que procure é muito dificil achar munição, um jogo de ação é bastante munição e meios para matar um inimigo, um jogo de zombie é o desmembramento do zombie, então agora você entendeu? Se não entendeu leia novamente se entendeu siga para o proximo passo.

Mecanica para Jogos Crysis_2_beta_gameplay

.:Conceitos basicos de uma mecanica
Agora você ja sabe o que é a mecanica, então vamos aprender alguns conceitos para melhora de uma mecanica, primeiramente você deve ter uma HUD que combine com seu projeto, vamos colocar novamente crysis 2 como um exemplo: como em crysis 2 você tem uma armadura que lhe dá 4 habilidades, correr, pular, ficar invisivel e ter uma resistencia tremenda a tiros e etc... Então como o jogo se trata no futuro ele mostra a você uma HUD que tem tudo a ver com o jogo, apesar do jogo ser um FPS no engine também é possivel posicionar os fields para que fiquem combinando com o assunto relatado do jogo, então o jogo esta completamente relacionado. Se você não entendeu da uma olhada na imagem a seguir:
Mecanica para Jogos Crysis2-gameplay-road-rage

.:Citações de Mecanica
Uma mecanica tem seus pontos fortes e seus pontos fracos, vamos agora aprender os pontos fortes na MINHA OPNIÃO de algumas mecanicas, por exemplo, ontem eu joguei um jogo que meu amigo fez do engine, o jogo tem uma historia fodamente sinistra, eu zerei o jogo e fiquei de cara, deu até vontade de jogar denovo, porém o jogo tinha também seus pontos fracos como iluminação, tilesets (foi feito em versão antiga que não possuia muitos tile sets), mapeamentos, graficos e só, mas eu acho que estes fatores não atrapalharam muito pois a historia do jogo seu gameplay, seus sons que são principais prioridades de uma boa mecanica, e inclusive a historia fodelastica, deixou o jogo impecavel, eu realmente gostei muito do jogo, e gostei da mecanica dele também porém ela não foi bem colocada isso deixa um pouco a desejar, mas então digo a vocês que um jogo no engine não é ruim, ele só passa a ser ruim se não tiver os requisitos como sistemas e gameplay legal, e garanto que o jogo foi muito melhor do que alguns jogos de xbox que eu tenho que possuem tudo para ser bom, menos uma mecanica, mas então vamos agora ver alguns exemplos de jogo não feitos no engine que possuem mecanicas super legais que envolvem o jogador na redea do jogo e fazem ele ficar horas jogando e se divertindo:

Vamos começar pelo que melhor mecanica tem (NA MINHA OPNIÃO), GTA IV:
Mecanica para Jogos Fotos-de-gta-iv
Objetivo: "Viver na cidade" isso é como uma simulação de realidade, que faz o jogo ter mais e mais fatores para sua boa mecanica.
Gameplay: Sua HUD como é um jogo em que não simula nenhuma outra epoc ele simula a nossa verdadeira epoca ele tem uma HUD muito legal que é simples de fazer, vou ensinar no spoiler como criar uma hud deste jeito que basicamente é assim que ela funciona; tu atira ela aparece, tu para de atirar ela desaparece.

Spoiler:

Então este é um exemplo de uma mecanica de um freeplay simulador de "Viver na cidade" e ação também pois este jogo envolve ação. Para deixar seu jogo com uma mecanica igual basta fazer os tutoriais que eu estou passando por spoilers e por links para você:

O da HUD que desaparece serve para não atrapalhar o jogador serve também para simular melhor a realidade, eu ja o postei acima.

O sistema de danos pode ser encontrado na biblioteca de tutoriais que mostra também um outro meio de fazer o jogo ficar realista, com sangue.

Vamos então agora citar exemplo de um surviral horror, vou ir para um jogo nem tão conhecido como Dead Space, ele tem uma mecanica espetacular de um verdadeiro surviral horror, ele leva o conceito de pouca munição, pouca vida, vida limitada, e outros:
Mecanica para Jogos Dead-space-20080617102432248_640w
Objetivos: Ele tem objetivo de te enfiar num cenario claustofobrico que prende o jogador a um medo que tranca tudo deixando o jogo bem realista.
Gameplay: O gameplay dele também é por HUD, uma bela hud que é simplesmente invisivel, talvez quando eu descobrir eu posto um tutorial de como criar uma hud dessas, mais vou explicar pra quem nunca viu, na verdade o jogo não possui hud, a vida do personagem aparece em suas costas e as balas que restam na arma aparece ao lado da arma, é bem dificil de explicar, tentem ver pela imagem que eu vou colocar abaixo, e outra coisa do gameplay dele é a mira, uma pena que para cria-la ela no engine é necessario a assinatura, mas mesmo assim é bem legal, existe um tutorial de como criar esta mira de mouse aqui no forum mesmo, mas o tutorial que eu vou postar vai ensinar a colocar ela e não permitir que o NPC ande na velocidade normal, e que ele não possa atirar enquanto anda, isso é possivel sim eu ja fiz mas ainda esta em testes, mas se quiser olhe o tutorial do spoiler:

Tutorial de como fazer mira tipo dead space:
Spoiler:
Mecanica para Jogos Dead-space-hud

.:Como criar uma Mecanica Razoavel
Agora sim chegamos ao que interessa, esta parte você aprenderá a criar coisas para deixarem seu jogo o mais realista possivel com mais jogabilidade possivel e com uma forte diversão possivel, veja aqui o tipo de jogo que você deseja criar e leia o artigo de como criar uma mecanica razoavel para o seu estilo de jogo, vamos primeiramente com o estilo arcade.

Arcade

Todo jogo arcade não tem caixas de mensagem, não possuem historia pré-definida e são repetitivos, um jogo arcade se baseia certamente pelo seu tema, vamos primeiro ensinar a fazer um jogo de luta:

Vá em criar novo projeto e selecione o modelo de plataforma, crie um lutador com os combos e depois faça o lutador inimigo do outro lado do mapa que deve ser bem pequeno, ai você habilita a AI do Inimigo e pronto basta modificar um menu e fazer o jogo ficar interessante!

Surviral Horror

Todo jogo de sobrevivencia ao horror deve ser em um clima de penumbra, coloque sons para ajudar este tema e sempre coloque coisas que assuste no jogo para deixa-lo como todos querem, use também bem pouca minução do mapa fazendo o jogador pensar duas vezes antes de meter bala no inimigo na sua frente, um exemplo é colocar 10 inimigos e 7 balas de pistola sendo que cada inimigo morre com 2 balas, então fazendo isso você fará um clima tenso para o jogador e fará ele usar estratégia para jogar, sempre coloque cheats no jogo também isso ajuda pouco mais ajuda, mas agora como criar?

Vá em criar novo projeto e selecione o modelo de graficos de sua preferencia, sugiro o antigo, crie um mapa com um sol "preto" ai depois você deve criar varios ambientes fechados e distribuir pouca munição, coloque varias armadilhas e algumas zones que ao passar nelas um character "x" apareça e uma musica diferente toque, isso também é muito importante, e fazendo isso terá um surviral horror em suas mão Super Feliz!


Última edição por noeneto em Ter 19 Abr - 13:03:52, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Continuação 1)
Noeneto
Noeneto
Templário
Templário

Masculino
Mensagens : 1138
Experiência : 5452
Frase : Eu amo Jesus amém!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos