Império 001
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para criação de um bom enredo

+3
Luck
PedroMM
Gaba
7 participantes

Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Gaba Qua 2 Jun - 22:36:24

Eu criei este tópico com o objetivo de discutir como se faz um bom enredo.por enquanto minhas opiniões são essas:
- Fazer um enredo bem coerente:

-As caracteristicas do jogo devem combinar com o tempo do enredo.MAs,tem uma exceção.Saber fazer essa mistura.Final faatasy tem uma ótima mistura de idade média com tecnologia.Mas esses jogos são feitos por profissionais etc...O importante é saber fazer a mistura.
-Sempre ter grandes surpresas em seu jogo,surpresas em sua trama.Deixa o jogo mais emocionante.
-Uma coisa que fica legal,mas se feita com coerência,são os elementos surpresas.Coisas inesperadas que deixam o enredo mais legal.Mas não esqueça,ela deve estar coerente.
-Um trama conplexa:uma trama complexa,com bastantes personagens,sempre é bom:cojuventudes,protagonistas,antagonistas etc.

Bom,por enquanto eu acho isso.Dêem suas opiniões! !0.0
Gaba
Gaba
Mercador
Mercador

Masculino
Mensagens : 927
Experiência : 5547
Frase : ...

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  PedroMM Qua 2 Jun - 23:20:41

Muito bom Gaba, tem muita gente que quer criar um jogo e acha que é só abrir o 001 e ser feliz desenhando mapas! Super Feliz

Tão achando que a vida é um morango?!Realmente ótimo e mais uma dica:

-Jogar jogos, ler histórias, ver filmes etc. isso sempre ajuda muito na hora do enredo, por que o maker pode misturar algumas idéias e fazer ótimos jogos! !0.0
PedroMM
PedroMM
Aldeão
Aldeão

Masculino
Mensagens : 172
Experiência : 5231
Frase : Não ligo para o que os outros pensam de mim!

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty re:Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Gaba Qua 2 Jun - 23:23:55

Isso também!E outra:

Nunca vá fazendo enredo ao mesmo tempo que está fazendo o jogo.Eu quero dizer,que não faça o projeto na frente do enredo,fique só fazendo mapas,como o predoMM falou.Sempre deixe adiantado.Meu primeiro projeto eu fiz isso,e o enredo ficou totalmente sem coerencia.
Gaba
Gaba
Mercador
Mercador

Masculino
Mensagens : 927
Experiência : 5547
Frase : ...

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Luck Qua 2 Jun - 23:37:09

Aqui vai as minhas :

- Seja coerente em suas historias assim :

Como - Como está acontecendo a historia do jogo , deixe bem claro como será o " gameplay " do jogo e de que forma os eventos acontecerão pq não é simplismente jogar uma praga por ai pra todo mundo virar zumbi Super Feliz

Quando - Se um jogo acontece em 1990 , não terá um sabre de luz no jogo ou uma arma a lazer ou muito menos carros voadores e etc ; Adeque com o tempo os itens do jogo , a não ser quando é um jogo de fantasia que não tem uma linha do tempo definida como Final Fantasy .

Porque - Mas, porque o personagem ta no meio da historia ? Deixe bem claro isso , quais são os objetivos dele no jogo e porque ele está no meio da trama .

Suspresas : Seu jogo não deve ter uma historia que a pessoa lê e ja deduz o final dela como : " Agora ele devera matar todos os vilões para salvar o mundo " . Concerteza o leitor e jogador deduzira que ele vai salvar o mundo . Então deixe essse arzinho de suspense onde o final é Insesperado .

Bom essas foram minhas dicas que eu uso em meus projetos ! Super Feliz
Luck
Luck
Ferreiro
Ferreiro

Masculino
Mensagens : 426
Experiência : 5452
Frase : Dorgas Mano ! RIARIARIARIAIRAIRIA

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Night'Walker Qui 3 Jun - 21:02:54

Também gosto de uma jogo bem detalhado em cenas e histórias,assim compreendemos mais o jogo além de só ficar andando e tal...
eu tenho muitas influencias em filmes,livros pois leio muito e até mesmo minha própia imaginação(que é foda Gostosão )
básicamente isso....
acho que tendo uma boa história e fatos que acontecerão seu jogo é ou está realmente formado!
Night'Walker
Night'Walker
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 1189
Experiência : 5842
Frase : Si vis pacem,para Bellum

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Zarthan Qui 3 Jun - 22:56:00

hehe, eu tambem sou assim, sempre estou lendo alguma coisa então sempre tenho ideias novas pro enredo.
Aqui vão minhas dicas:
-sempre mantenha sua historia agitada pra manter o jogador entretido.
-fuja do comum, se o roteiro for obvio o jogador não vai continuar jogando.
-Não escreva como se escrvesse um livro seja objetivo com descrições detalhadas sobre o local mas sem ser muito poetico.
Zarthan
Zarthan
Mito
Mito

Masculino
Mensagens : 773
Experiência : 5592
Frase : REPENT HERETIC!

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  todydejaca Qui 15 Jul - 23:14:17

Ler um livro é uma coisa muito distinta de jogar um jogo, porém existem ligações.

Ao ler um livro, uma "TV" é ligada dentro de sua mente, essa TV se chama imaginação. Então nela, você decide tudo. Como são as pessoas, suas vestimentas e etc. O livro, não te diz como é tudo detalhe por detalhe. Ele apenas dá uma base para sua imaginação. Caso não tivéssemos imaginação, ler um livro seria uma coisa chata. Após prender a atenção do leitor, um livro se torna algo extremamente divertido e prazeroso. Algo que da ansiedade, pois é algo envolvente. Mas isso vai depender do leitor. Tem leitor de gosta de um estilo, e outros não. Mesmo podendo variar na sua imaginação, caso a base não inspire o leitor, ele não gostará do livro. (Pelo menos é o que EU penso, então não quero criticas destrutivas OK? Opiniões bem vindas e agradecidas. )

No jogo é diferente, o criador é quem decide tudo. Então, cabe a ele desenvolver um enredo que prenda a atenção de todo jogador. Já que os jogadores vão ter que ver tudo que o criador imaginou. Então, até aqui, teoricamente, criar um jogo é mais difícil que criar um livro. Mas ai que entra um fator que não existe no livro: Jogabilidade. Seria como sua imaginação, porém com limitações. Agora, criar um jogo já não é tão difícil quanto criar um livro.

É o que eu disse em um outro post. Um jogo é dividido por 3 partes. Gráficos, História e Jogabilidade. Embora não precisem um do outro (exceto gráficos e jogabilidade) é essencial que os três estejam em sincronia. Um deve ter coerência em relação ao outro. A jogablidade não precisar ter muita coerência com o Enredo, existem jogos que tem um enredo no estilo "antigo", porém a jogabildiade é revolucionaria. Assim, não é porque o enredo é no estilo "antigo" que a jogabilidade precisa ser também no estilo "antigo.


(Sim, sei que muita coisa que falei pode não ter sentido, mas não ligo. O que citei é o que me atrai em jogos, e livros. Filmes também. Então quero compartilhar isso com todos :D)


Ah Todydejaca, e no que isso vai ajudar a melhorar meu enredo? Leia novamente, não deve ter prestado atenção, ou não entendeu algo.


Agora umas dicas que eu dou.

Para começar, tenha um bom Português. Não precisa ser perfeito, O MEU NÃO É PERFEITO. Para quem pensa que eu me acho o fodão só porque sei escrever "certinho" e tal. NÃO!
Ter um bom Português, não quer dizer que você precisar estudar, fazer faculdade, e virar praticamente um professor.
Vamos pensar um pouco. Tudo começa quando você nasce. Desde esse momento, você está aprendendo. Então, dependendo das pessoas com quem você convive, você pode ter um bom Português, falar direito.
Se não conviveu com pessoas assim, existe uma coisa especifica para isso. ESCOLA! Preste atenção nas aulas, faça seu dever de casa. Dedique-se.

Caso conviveu com pessoas como eu disse, mas não tem um bom Português, a cusa disso foi: Relaxamento.
Leia livros, é a melhor coisa que existe para melhorar seu Português. Não só o Português, também a forma que você entende o mundo. Cada livro ensina uma coisa, mas de certa forma, todos ensinam a pensar.

Ah, mas não sou bom! Mesmo me dedicando não consigo... Ninguém é bom em tudo! Apenas deus é. (Sim, sou um pouco religioso).
Então, se você não é bom, deve se dedicar mais e mais... Até chegar um ponto que você vai conseguir, acredite nisso.

Bom, isso não foi uma dica, foi uma redação O>o

Agora, duas dicas muito simples:

Coerência: Como foi citado antes, o seu jogo deve ter coerência. Se o enredo é sobre, vamos dizer, a época dos dinossauros. Você não pode colocar pessoas, pois os primeiros homens surgiram MUITOS ANOS depois da extinção dos dinossauros. Isso me leva a outra dica:

Pesquisas: Caso vá fazer seu jogo, relacionado a alguma coisa que realmente aconteceu, faça pesquisas. Existe uma ferramenta que todos conhecem e é um portal para o conhecimento sobre praticamente qualquer assunto: GOOGLE

OBS: Todos que leram esse post por inteiro vão ganhar este troféu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por todydejaca em Seg 19 Jul - 1:27:55, editado 1 vez(es)
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Greg102 Sex 16 Jul - 12:15:23

concordo com quase tudo com o tody, so não concordo em parte.

Um jogo com portugues perfeito e sem gírias é bom em certas ocasiões, mas, se o jogo se passar em um bairro onde predomina quase que um dialeto feito por eles você simplesmente não pode escrever whats up? Você tem que escrever Wassup?. E do mesmo modo quem em determinadas fazes o uso de girias deve ser frequente, em outras como dentro de uma empresa ou etc o uso de girias deve ser mínimo se não nulo.

Então um bom linguajar, deve ser usado nas ocasiões em que for necessários.


Outra coisa, tody vc não é um escritor de livros , um animador profissional ou um maker da SCEA então um exímio portugues e um jogo muito coêrente não é necessário.

E outra existem muitos trabalhos profissionais onde a coerencia é zero e eles são recordes de bilheteria, um exemplo é a era do gelo. Ou seja, minha dica é, use uma boa gramática em fazes onde ela seja necessária, se a cena for numa empresa, use uma gramatica adequada, se a cena se passar num boteco, use girias e até uma pontuação meio incorreta para dar um ar de realidade ao jogo, seja coerente se isso for necessario no jogo e como o tody disse, pesquise sobre o assunto, isso ajuda muito.

~Greg~
Greg102
Greg102
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 743
Experiência : 5507
Frase : Here we're now... ENTERTAIN US!

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  todydejaca Seg 19 Jul - 1:24:18

Não é porque existe o uso de girias que deve se escrever errado. Isso é um erro grave. Usando girias ou não, o Português deve ser correto. Veja jogos em ingles, existem erros assim? Não, mesmo usando girias, elas são escritas corretamente.

Jogos que não tem enredo e fazem sucesso é porque tem uma excelente jogabilidade. Produtores de jogos assim iriam falir se só eu comprasse jogos no mundo. Prefiro jogos com história, jogos que só tem jogabilidade enchem o saco rápido. A não ser que sempre tenha coisa nova.

Nunca disse que precisa ter um Português perfeito, ao menos rasoavél. Como não existe quase nenhum jogo em Português, não tenho como usar algum jogo como base. Mas jogue Half Life, ele é um jogo Brasileiro...

É verdade, tem hora pra tudo escrito certo e de maneira formal. Mas mesmo de uma maneira "descontraida" deve ser escrita de uma maneira CERTA!

Até conversei sobre isso com o Grieger (YunO). Ele disse que também não gosta de coisas escritas erradas.
Ele me deu um exemplo:
Após mater 5 Zordys, poderá receber sua recompensa por completar sua missão.

Ele disse que não gosta do uso de abreviações (mas no msn ele usa e apoia o uso :D eu também)
Note que aquela frase, não está muito formal. Mas tirando as abreviações está escrita de uma maneira correta. É disso que estou falando Feliz
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Greg102 Seg 19 Jul - 9:19:07

cara, eu não estou falando de formalidade, e sim de grafia mesmo. Ai eu te pergunto. Sera que os bebados do bar tem uma grafia perfeita? Eles com certeza não vão falar você, falarão vooocceeêê?entende? mas esta é a unica situação do jogo em que eu aprovo uma grafia incorreta.

e outra cara se vc quiser dar um ar de realidade, você simplesmente não pode escrever tudo corretamente.

Ae te pergunto? dois jovens conversam assim:

Eae mano como é que vai? Nos fomos até o shopping ontem e foi realmente muito banaca, você não acha?

Ou eles conversam assim:

Eae mano beleza vey? Nois foi no shopping ontem e foi massa pra kct vey né naum?

ou seja, há casos em que a grafia tem que estar correta, mas há outros em que só o uso de gírias não é o bastante,vc tem que adequar a lingua ao que a fase pede.

Por exemplo, o personagem principal chega num mendigo, joga uma moeda e fala "Deus te abençoe"
o mendigo OBVIAMENTE iria responder, quebrando muitas regras morfológicas, regras de sintaxe enfim, a grafia não ia estar nada correta, ele provavelmente responderia assim:

Obrigadão cidadão, esta graninha vai ajudar pra caramba.

ou seja, sim, aprovo o uso do portugues correto em quase todas as situações do jogo, porem em algumas como em dialogos, ou dentro de locais como botecos e etc, ai alem das gírias, um portugues empregado incorretemente, so que moderado claro!


outro exemplo: estava assistindo o pica pau, num episódio em que o lobo ia para a a casa da vovozinha e no meio do caminho o pica pau e o lobo se encontram,e iniciam um dialogo:

o que esta fazendo aqui seu lobo?
Estou indo pra casa da vovozinha
Que legal eu tambem estou indo pra la!
ah então XAU . ou seja como o lobo não teve estudo algum e se tratava de uma conversa rápida ele não ligou para o portugues escrito ortograficamente correto.

Outro exemplo: estava ssistindo tv quando meu primo reseolveu ver Ben 10.

Então vi um trecho em que uns bichos eletricos la que sairam de uma bola de lã gigante estragaram o trailer do avô do ben e escreveram: Vocês é burro.

Ou seja esses bichos eletricos, eram bem conhecidos pela sua capacidade intelectual reduzida e por um senso de humor absurdo, daí a necessidade de se escrever incorretamente, você acha que se eles tivessem um humor sagaz e fossem inteligentes, eles escreveriam Vocês são burros, ou vocês é burro?

Ou seja dependendo de cada caso, o emprego de uma grafia escrita incorretamente é essencial. Super Feliz
Greg102
Greg102
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 743
Experiência : 5507
Frase : Here we're now... ENTERTAIN US!

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  todydejaca Ter 20 Jul - 0:19:19

Cada um com seu gosto, eu continuo não gostando de erros de ortografia, só porque os bêbados estão falando. É A LEGENDA DE UM DIÁLOGO!. Se eles fossem mudos e tivessem que conversar escrevendo num papel, ai tudo bem. Eu gosto do uso de gírias, mas devem ser usadas APENAS QUANDO NECESSÁRIAS.

Novamente, quero que entenda que existe diferença entre linguagem formal/informal e ortografia correta/incorreta.
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Night'Walker Ter 20 Jul - 9:15:57

Bom eu concordo com os 2 tipo eu não gosto de lê e jogar jogos com erros ortográficos,ou abreviações cuja algumas são muito usadas por Orkuteiros Feliz
e concordo com o usao de gírias em alguns caso tipo tá em uma bairro street e conversar com alguém e esta pessoa usará gírias.
agora também algo realista seria em um jogo ficção cientifíca com aliens ou seres que não falam nossa lígua pode inventar uma línguagem alienigena.
também fazendo o mesmo para jogos onde o personagem falará com um turista por exemplo um americano um espanhos,hungaro etc...
Night'Walker
Night'Walker
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 1189
Experiência : 5842
Frase : Si vis pacem,para Bellum

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  todydejaca Sex 23 Jul - 23:44:34

Sim, mas caso fosse narrado, seria muito mais fácil. Já como as falas são "legendadas" uma boa escrita é muito importante.

Peguei um bom microfone aqui, para fazer alguns trabalhos, porém caso eu consiga bons resultados, quem sabe um dos meus jogos seja narrado? Assim, nenhum personagem terá voz, eu faria apenas um tipo de introdução... Já que seria preciso de várias pessoas com habilidades suficientes para "narrar" de forma natural. Eu poderia até alterar minha voz via software, porém isso levaria tempo, pratica e um bom computador, para obter resultados no mínimo aceitáveis.
Voltando ao assunto do tópico...

Alias, um bom Português não é essencial somente em jogos. Vamos dizer você vai, sei lá, projetar construções. Além de precisar ter uma ótima Matemática, para apresentar seus projetos, terá que ter um bom Português. Claro que pode errar, todos erram uma letra aqui, uma palavra ali...
todydejaca
todydejaca
Lorde
Lorde

Masculino
Mensagens : 321
Experiência : 5212
Frase : Ow! Quiem quer uma Vuvuzela?

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Zarthan Seg 11 Out - 1:23:21

voltando ao assunto principal.

Já que é quase impossivel fugir do cliche use os cliches com sabedoria, conquistando a simpatia do jogador ou sendo engraçado, como o mago do wolf quest e sua profecia.
Zarthan
Zarthan
Mito
Mito

Masculino
Mensagens : 773
Experiência : 5592
Frase : REPENT HERETIC!

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Night'Walker Ter 12 Out - 13:13:13

Sim acho que algo que seja cliche hoje possa ser um classico amanhã,porem tudo deve desenvolver bem no enrredo combinando com mapeamentos e o gameplay.
eu tenho em mente um projeto que soa sério,mais os gráficos possam ser meio 'engraçadinhos' pela nova arte do engine001.
Night'Walker
Night'Walker
Impérador
Impérador

Masculino
Mensagens : 1189
Experiência : 5842
Frase : Si vis pacem,para Bellum

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para criação de um bom enredo Empty Re: Dicas para criação de um bom enredo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos